Publicado em: 12 de janeiro de 2025
Mais importante

Para: domingo, 12 de janeiro de 2025

Texto: Marcos 1.1-7

“Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele.” (Mc 1.7)

Algumas pessoas, por vezes, querem “dar um carteiraço”, ou seja, querem, por exemplo, entrar de qualquer jeito num determinado lugar por causa da posição ou cargo que ocupam. Outros não aceitam ser parados numa blitz de trânsito e costumam argumentar: “Você sabe com quem está falando?” Você já viu ou ouviu algo desse tipo, quando alguém não demonstra humildade e quer ser mais importante do que realmente é?

João Batista não tinha um discurso muito simpático. Ele era bastante verdadeiro e ficou conhecido pelas suas roupas, feitas de “pelos de camelo” e pelo seu gosto culinário estranho: “comia gafanhotos e mel do mato” (Mc 1.6). João Batista merece destaque não “apenas” por causa da sua humildade, mas “também” pela sua humildade. Dificilmente vamos encontrar nas Escrituras Sagradas outro testemunho de humildade quanto este: “Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele” (Mc 1.7).

Esse testemunho de João Batista poderia ser assumido por todos nós como um lema de vida: Ele (Jesus) é mais importante do que eu! Assim, as relações familiares, o ambiente de trabalho, as igrejas e a sociedade seriam muito melhores.

Jesus veio ao mundo para nos ensinar que, diante dele, não adianta tentar “dar carteiraço”. Todos somos pecadores e precisamos nos arrepender do pecado do orgulho e da falta de humildade. A boa notícia é que os arrependidos encontram em Jesus o amor, a paciência, o consolo, o perdão dos pecados, a paz e a vida eterna.

Oremos: Perdoa-nos, ó Deus, porque frequentemente achamos que somos melhores do que os outros. Ajuda-nos a olhar para o exemplo de João Batista. Ajuda-nos a reconhecer que verdadeiramente importante é o teu filho Jesus. Em nome dele. Amém.