Para: terça-feira, 8 de abril de 2025
Texto: Marcos 14.27-31
“Nesta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece.” (Mc 14.30)
Com a modernidade deixamos muitas coisas de lado. Enviar cartas pelo correio, utilizar telefone público e ler manual de instruções são exemplos de coisas que ficaram para trás. Hoje em dia, quando compra um novo equipamento, a maioria das pessoas diz que não precisa ler o manual de instruções, porque aprende tudo ao fazer uso dele. Se aqueles que leem o manual acabam cometendo erros, imagine os erros de quem não o lê!
Para que serve um manual de instruções? É simples! Serve para nos ensinar a manusear da melhor forma um aparelho. Por meio dele, aprendemos o que deve e o que não deve ser feito.
Certo dia alguém disse: “A vida deveria vir com manual de instruções”. Pode parecer surpreendente, mas ela vem, sim, com um manual. Jesus nos deixou a sua Palavra para ser a norteadora de nossas vidas.
Veja o exemplo de Pedro. Jesus avisou a ele: “Você vai me negar”. E Judas? Jesus também avisou a ele: “Você vai me trair”. Jesus também avisa a mim e a você: “Tenha um só Deus”, “honre o seu pai e a sua mãe”, “não tenha raiva de ninguém”, “cuide dos bens materiais seus e dos outros”, “tenha bons pensamentos”. Mas, mesmo conhecendo esses avisos, acabamos errando. Agora, imagine o quão pior seria se não soubéssemos de nada.
Qual o propósito de conhecer a Palavra de Deus, se vamos acabar errando? Veja os casos de Pedro e Judas. Em sua Palavra, Jesus prometeu o perdão a quem crer nele. Pedro se arrependeu, creu em Jesus e virou um grande apóstolo. Judas se encheu de remorso, mas não acreditou no perdão e acabou tirando sua vida.
Apesar de nossos erros e pecados, sentimos alívio por saber que o manual de instruções de Deus nos ensina sobre quem pode nos dar a “assistência especializada”: Cristo Jesus.
Oremos: Senhor Jesus, toma-me em teus braços, perdoa os meus erros e me coloca no caminho certo. Amém.