Para: quarta-feira, 05 de outubro de 2022
Texto: Filipenses 4.4-9
“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Fp 4.4)
A alegria é um sentimento gostoso que todos nós buscamos, embora muitas vezes não estejamos alegres. Você está alegre hoje? Quais são os motivos que levam você a ficar feliz? Uma boa notícia? A concretização de um plano? Muitos são os motivos que fazem com que fiquemos contentes, mas se olharmos para a vida do apóstolo Paulo, especialmente quando ele escreveu a Carta aos Filipenses, veremos que ele não tinha muitos motivos para estar alegre.
Paulo estava doente e já tinha uma idade aparentemente avançada. Não bastasse a doença, Paulo estava preso, não por assassinato ou roubo, mas por anunciar sobre Jesus e a ressurreição. Mesmo com essas dificuldades Paulo incentivou os cristãos de Filipos e de todas as partes do mundo, de todos os tempos, a terem alegria, dizendo: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Fp 4.4).
Um dos motivos que Paulo indica para termos alegria é a volta do Salvador Jesus. A proximidade da volta de Cristo deve ser motivo de alegria para todos os que creem nele. Quando Jesus voltar, ele nos levará deste mundo, onde o sofrimento limita nossa alegria, para a vida eterna preparada para aqueles que creem nele, na qual a alegria será constante. Mesmo que não vejamos motivos aparentes para estarmos alegres, olhemos para a cruz, nela Jesus levou as nossas dificuldades e nos dá motivos para estarmos alegres. Afinal, Paulo disse: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!”
Unidos com Jesus, temos motivos para estarmos alegres, pois temos a salvação que ele preparou.
Oremos: Senhor Jesus, olha para aqueles que não encontram motivos para estar alegres e mostra-lhes a salvação que tens preparado para todos os que creem em ti. Faze com que cada um de nós esteja alegre em todos os momentos da vida, sempre unidos a ti e usa-nos como mensageiros da alegria da salvação em Jesus. Em teu nome. Amém.