Publicado em: 10 de abril de 2021
Não precisamos temer 

Para: sábado, 10 de abril de 2021
Texto: Apocalipse 1.9-18  

Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. (Ap 1.17-18) 

No último livro da Bíblia, Deus se apresenta ao apóstolo João como “o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir” (Ap 1.8). João estava exilado na ilha de Patmos por causa da pregação do evangelho de JesusEle ouviu “uma voz forte como o som de uma trombeta”, e recebeu a ordem de escrever num livro tudo o que lhe estava sendo revelado. 

João teve, então, uma visão do Cristo glorificado, o qual é descrito com palavras arrebatadoras. Diante do espetáculo, João cai, como morto, aos pés de Jesus. Ele ouve, porém, as palavras: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre” (Ap 1.17-18). 

Esta é uma verdade central e fundamental na revelação bíblica: Jesus morreu crucificado, foi sepultado, ressuscitou dos mortos, subiu aos céus, está assentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir, em poder e glória, para julgar os vivos e os mortos. De certo modo, essas palavras resumem todo o conteúdo do livro de Apocalipse, entendamos ou não os seus simbolismos e mistérios. O que importa, portanto, é que também nós vejamos, pela fé, esse Cristo, Filho de Deus, tal qual ele se revelou nos Evangelhos, e, em particular, ao discípulo e apóstolo João neste último livro das Escrituras Sagradas. Importa que creiamos nele. 

Jesus, ao viver sem cometer pecados, e ao carregar as nossas transgressões para a cruz, tornou-se a nossa justiça, o nosso único Mediador e Redentor. Sejam quais forem as circunstâncias que nos cercam, Jesus diz também a nós: “Não tenham medo! Permaneçamos firmes nessa fé, até à morte, e seremos bem-aventurados. 

Oremos: Senhor Jesus, medos e angústias nos sobrevêm com frequência. Sê tu a nossa força e garantia de salvação em todos os momentos. Dá-nos sempre o teu perdão, e conduze-nos em vitória para o teu Reino de glória. Amém.