Para: Domingo, 02 de julho de 2017
Texto: Marcos 5.35-43
“Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: ‘Não tenha medo; tenha fé!’” (Mc 5.36)
Os detalhes sobre Jairo, na Bíblia, são poucos. Sabemos que era pai de uma menina de doze anos e que ele era importante na sociedade por ser chefe da sinagoga.
Talvez você tenha poucas identificações com Jairo. Talvez não tenha posição de destaque na sociedade e nem tenha filhos, mas há algo na vida de Jairo com o qual todos nós nos identificamos: o fato dele ter recebido uma má notícia.
A filha de Jairo estava doente e ele saiu em desespero para buscar ajuda. Saiu para falar com Jesus. Mas a notícia da morte da menina caiu como uma bomba.
Certamente você já recebeu uma notícia ruim: a morte de um conhecido, o diagnóstico de uma doença, o resultado de um exame ou o anúncio de uma demissão. Talvez a simples lembrança da má notícia traga ressentimentos e tristeza.
Mas, agora, vamos dar destaque não à notícia, mas à reação. No evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 36, lemos que “Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!”
Jairo chegou em sua casa e as pessoas choravam em desespero. Mas na mente de Jairo repetia-se a frase de Cristo: “Não tenha medo; tenha fé!”
Essas palavras de Jesus também valem para você. Por isso, guarde-as em sua mente. Quando a notícia ruim cair sobre você, quando os tempos de aflição e dor surgirem, lembre-se de Jesus dizendo: “Não tenha medo; tenha fé!”
Afinal, não nos identificamos com Jairo apenas pelo fato de termos recebido uma notícia ruim, mas também pelo fato de termos recebido o evangelho, que é a boa notícia da presença e da vitória que temos em Jesus, uma vitória sobre o medo e a morte, a boa notícia da ressurreição e da vida eterna!
Oremos: Poderoso Deus, obrigado pela tua companhia. Às vezes me sinto inseguro e temeroso. Dá-me coragem, perseverança e fé para superar as aflições e permanecer em fidelidade. Em nome de Jesus. Amém.