Para: quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Texto: Salmo 25.1-10
“Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver
de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.” (Sl 25.4-5)
Por qual caminho eu chego lá? Quem já não ouviu ou fez essa pergunta? O rei Davi ansiava por conhecer bem os caminhos do Senhor. Querendo viver na verdade, pediu que Deus a ensinasse para ele: “Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti” (Sl 25.4-5). Ungido como rei, Davi tinha muitos inimigos que o queriam ver morto, inclusive o rei Saul, que havia desonrado a Deus andando em seus próprios caminhos e não nos caminhos de Deus.
Nossa vida pode parecer uma jornada de lutas e conflitos, uma perseguição, que nos tira o sossego, gera ansiedade e nos enreda numa correria alucinada, infrutífera e desgastante pelas coisas desta vida. Quando olhamos para trás, parece que o ano começou ontem, mas já passamos da metade e o nosso olhar já vai para frente, para o fim do ano. O tempo voa, nos escapa por entre os dedos e temos a impressão de que sempre estamos devendo algo, que não conseguiremos concluir um bocado de coisas que havíamos planejado, que faltam muitas coisas a serem realizadas. O que nos ocupa e toma tanto tempo e dedicação? Onde está a paz?
Na sua angústia e falta de paz, frente aos seus inimigos, Davi buscou conhecer bem e aprendeu os caminhos de Deus. Na Bíblia conhecemos Deus e seu amor. O perdão gracioso e o amor incondicional de Deus deram paz a Davi que, por fé, recebeu as bênçãos esperando pacientemente em Deus, porque Deus é fiel. Eu e você, por fé, temos acesso ao mesmo perdão gracioso, à aliança que Deus fez conosco através de Jesus Cristo, nosso Salvador e Rei fiel. Creiamos e andemos nesse caminho.
Oremos: Gracioso e amoroso Deus, mantém-nos em teus caminhos. Reveste-nos de confiança e paciência para esperarmos em ti. Ajuda-nos a receber com fé o gracioso perdão de Cristo e anima-nos a viver cada dia por teu amor. Amém.