Para: sábado, 01 de março de 2025
Texto: 2Coríntios 3.12-4.6
“E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade.” (2Co 3.17)
Quando o apóstolo Paulo escreve suas cartas, ele não quer somente ensinar teoricamente como deve ser nosso relacionamento com Jesus, mas ele quer mostrar na prática a mudança de vida que acontece a partir da fé no Salvador. A nova vida em Cristo é baseada na nova aliança que Jesus nos garante ao morrer na cruz.
Paulo diz que, ao receber a placa dos mandamentos, Moisés viu a glória de Deus e refletiu essa glória em sua própria face diante dos israelitas, por isso cobriu o rosto com um véu. O brilho do rosto dele já estava desaparecendo quando ele entregou as placas ao povo de Israel, indicando que haveria de vir uma nova aliança com um brilho eterno.
Essa nova aliança tem como base o próprio Espírito de Deus e traz o brilho da glória de Jesus, não tendo comparação com a glória da antiga aliança. É Jesus quem nos torna capazes de servir à nova aliança em uma vida de liberdade em Cristo. Sobre isso, Paulo escreve: “E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade” (2Co 3.17).
Paulo nos ensina que, a partir dessa liberdade, a pessoa que crê em Jesus começa a focar sua vida nele, praticando a verdade em amor, fazendo com que a luz de Cristo brilhe na vida das pessoas. A liberdade em Cristo significa levar a boa-nova do evangelho para que as pessoas saiam da escuridão e presenciem a glória de Cristo. Confiar em Jesus modifica nossa vida de tal forma que, em nossas atitudes, ficamos mais parecidos com Jesus no relacionamento com o Deus Pai e com o próximo. Sendo assim, o amor que temos por Deus e pelo próximo não é apenas uma ideia, mas uma ação que não espera nada em troca e que é praticada por causa da ação do Espírito Santo e da presença da Palavra de Deus em nós. Tanto na teoria como na prática, a liberdade é a ação de viver com o jeito de Jesus.
Oremos: Senhor Jesus, obrigado pela salvação e por nos dares liberdade para vivermos com o teu jeito aqui neste mundo. Amém.