Publicado em: 31 de agosto de 2022
O bem maior 

Para: quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Texto: Romanos 13.8-10  

“Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.” (Rm 13.10) 

 Cada vez mais percebemos a presença de câmeras de segurança ao nosso redor. Nas casas, nas ruas, nas lojas, é quase impossível caminhar pela cidade sem deixar algum registro. Elas são, na maior parte das vezes, necessárias para inibir a prática do mal em crimes e delitos dos mais diversos. Mas, sabe o que é mais interessante? A maioria absoluta das imagens registradas por essas câmeras são de atitudes do bem. Pessoas trabalhando, se divertindo, atitudes solidárias, pessoas se encontrando, se cumprimentando, passeando. Relatos de uma grande verdade, o bem é infinitamente maior do que o mal. E, embora o mal ainda exista, e sabemos que ele causa um grande estrago, um dia ele será definitivamente abandonado. Isso não significa que o ser humano seja perfeito e que não necessitemos de perdão. Sabemos que sem a obra salvadora de Deus em Jesus Cristo estaríamos perdidos mesmo que nossas práticas fossem as melhores possíveis.  

O fato é que fomos criados à imagem e semelhança daquele que é o amor na sua mais pura essência e, embora isso tenha sido cruelmente prejudicado pela desobediência, esse amor continua a nos inspirar diariamente a trilhar o caminho certo. A Palavra do Senhor nos ensina a buscarmos fazer o bem, principalmente em relação ao nosso semelhante: “Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei” (Rm 13.10). 

 Aos olhos de Deus, que tudo vê, não há nada que possa ficar encoberto. Por isso, Jesus nos convida sempre a vivermos como irmãos e a não praticarmos o mal. Isso é um testemunho da nossa fé. Ela é refletida constantemente em nossas boas ações. 

Oremos: Querido Pai eterno, perdoa as nossas maldades. Que a tua santa Palavra nos inspire sempre a vivermos em paz e que o teu amor traga um sentido especial para nossa curta caminhada por este mundo. Em nome de Jesus. Amém.