Publicado em: 05 de abril de 2025
O cargo mais importante

Para: sábado, 05 de abril de 2025

Texto: Hebreus 5.1-10

“Cada Grande Sacerdote é escolhido entre os homens e nomeado para servir a Deus em favor do povo.” (Hb 5.1)

Os cargos mais elevados das empresas e da sociedade são os mais desejados. Da mesma forma, os cargos do funcionalismo público, independentemente da área ou setor, também são muito cobiçados. Mas a maioria das pessoas deseja essas posições apenas pelos benefícios que poderão receber. Muitas vezes não levam em conta a dedicação e ética profissional com as quais devem trabalhar pelos interesses das empresas ou Estado e, por vezes, até contra suas convicções pessoais. 

No texto bíblico de Hebreus, capítulo 5, é descrito um cargo do Templo da religião judaica, o de Grande Sacerdote, o qual era escolhido para oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados do povo. O texto diz: “Cada Grande Sacerdote é escolhido entre os homens e nomeado para servir a Deus em favor do povo” (Hb 5.1). Um detalhe importante dessa função era de que ele também fazia oferendas pelos próprios pecados e esse ritual se repetia continuamente. Em seguida o Grande Sacerdote anunciava o perdão e a graça de Deus.

A novidade nesse texto é que Deus escolheu um novo Grande Sacerdote, Jesus Cristo, seu Filho. Este se diferenciou dos demais por questões muito simples, a primeira delas é que Jesus ofereceu um sacrifício pelos pecados do povo somente, pois ele não tinha pecado algum. Em segundo lugar, porque ele fez a oferenda uma só vez, para todo sempre, isso foi possível porque Deus aceitou o seu sacrifício e ele era perfeito.

Outro detalhe fundamental foi o fato de que o Filho de Deus não levou consigo sacrifícios pelo povo, ele próprio foi o sacrifício, entregando-se na morte de cruz. Por tudo isso Deus o escolheu como o maior entre os Grandes Sacerdotes, porque tudo fez por amor e em favor da humanidade.

Oremos: Senhor Deus, obrigado por teres enviado teu Filho ao mundo para ser o sacrifício pelos nossos pecados. Amém.