Para: domingo, 09 de outubro de 2022
Texto: Mateus 22.1-14
“O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho.” (Mt 22.2)
Jesus usou muitas histórias para ilustrar aos seus ouvintes como é o Reino do Céu. Uma dessas fala sobre a festa de casamento do filho do rei: “O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho” (Mt 22.2). O rei mandou os seus empregados avisarem os convidados sobre a festa de casamento, mas eles não se importaram com o convite. Alguns deles preferiram cuidar dos seus negócios. Uns foram para o seu armazém, outros para a fazenda e ainda outros agarraram os empregados do rei, bateram neles e os mataram.
Os primeiros convidados são uma referência ao povo de Israel, que em grande número se recusou a participar do banquete da salvação, pois rejeitou a Cristo. Mas nem por isso o rei, que é Deus, desistiu de festejar. Então ele pediu que outros empregados fossem pelas ruas e convidassem todas as pessoas que encontrassem até que o salão ficasse cheio de gente. E assim aconteceu. Esses convidados aceitaram o convite e vieram para a festa de casamento do filho do rei. Mas um desses novos convidados recusou a roupa de festa, que conforme o costume da época, o próprio anfitrião fornecia aos convidados. Esse convidado optou por vestir a sua própria roupa, que era inadequada para a ocasião, e por isso foi expulso da grande celebração.
Jesus quer nos ensinar por meio dessa história que uma grande festa está sendo preparada no céu, com muito amor, para todos os que nele creem. Aqueles que farão parte dessa festa, não entrarão nela com as roupas do orgulho e do merecimento, mas sim, porque foram resgatados da sua condição de mendigos espirituais, lavados dos seus pecados e cobertos com o manto da justiça de Cristo (Is 61.10).
Oremos: Obrigado, ó Pai, porque me convidas a fazer parte do teu Reino eterno. Só por causa de Jesus eu poderei estar um dia na tua presença gloriosa. Em nome dele. Amém.