Publicado em: 05 de maio de 2024
O mundo não conhece a Deus 

Para: domingo, 05 de maio de 2024
Texto: João 17.20-26  

Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste.” (Jo 17.25) 

Enquanto orava, num certo momento Jesus disse: “Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste” (Jo 17.25). O Salvador é radical naquilo que afirma: o mundo não conhece a Deus, só Jesus.  

Duas verdades brotam da afirmação de Jesus. Primeira: qualquer deus adorado a partir da imaginação humana, é falso. Por isso, é mentira dizer que “o importante é ter fé” não importa no quê. A fé num deus falso nada traz de bom. Pelo contrário, a fé em um deus falso é idolatria e pecado contra o primeiro mandamento. “Mas eu te conheço”, continua dizendo o Salvador. Por isso, só é possível conhecer o verdadeiro e único Deus naquilo que Jesus revela sobre seu Pai. Ele repete o que já tinha dito antes e está registrado no capítulo 14, versículo 6 e 7, do Evangelho de João: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. 

A segunda verdade aparece nas palavras “aqueles que me deste sabem que tu me enviaste”. Entre eles se encontra você! Deus Pai, por ação do seu Espírito, colocou você junto de Jesus. Lá você tem certeza de que está com aquele que Deus enviou para ser o seu Salvador. Lá você tem certeza de conhecer o que precisa sobre o único Deus que há. Tal certeza traz segurança, salvação e paz. Que bênção! 

Depois de você ouvir ou ler esta mensagem, largue tudo por alguns instantes, se puder, e pense no significado dela para sua vida. Provavelmente seu coração confessará o seguinte: “Grato sou por tanto amor, meu Deus e Salvador”.  

Oremos: Foi somente por amor, meu Deus, que tu me deste essas bênçãos. Agradeço por elas e também peço: fortalece minha fé nas verdades mostradas por Jesus. Em nome dele. Amém.