Publicado em: 27 de janeiro de 2025
O papel de Deus nas aflições

Para: segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Texto: Salmo 46

“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.” (Sl 46.1)

Por vezes, nosso coração é perturbado por aflições diversas. A briga em família. Uma crise financeira. A discórdia no trabalho. O sofrimento de uma grave enfermidade. A lágrima amarga de um luto. Infelizmente, estamos sujeitos a essas e tantas outras aflições.

Mergulhados nas aflições, podemos nos questionar a respeito do papel de Deus nesses momentos. Afinal, onde está o Senhor na hora da angústia? Estaria ele distante justamente na hora do sofrimento? Teríamos um Deus isento às nossas aflições?

Para responder a essas perguntas, precisamos mergulhar no que diz o próprio Deus. Sobre as aflições, o Salmo 46, versículo 1, diz: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição”. Esta é a confortadora afirmação do Senhor: ele é “socorro que não falta em tempos de aflição”. Ele não falta. Ele é presente. Ele está com o aflito. Deus não é isento ou distante, mas é próximo, é refúgio, é força para o aflito. Que consolo para o nosso coração!

Enquanto a razão humana deduz que Deus está presente somente quando a vida é boa e confortável, o próprio Senhor nos ensina a pensar diferente. Deus também está com aquele que tem dúvidas, com o que chora, com o que sente o peso de suas culpas. O Senhor é presente nos quartos de hospitais, nas salas de quimioterapia, nos lares onde há um lugar vazio à mesa e com os que enfrentam suas crises de ansiedade e depressão.

É reconfortante crer nesse Deus, não é mesmo? Ele nos ama incondicionalmente. Seu amor é visto a partir da cruz de Jesus. Nela, o Filho de Deus foi sacrificado para perdão e salvação de todo o que nele crer. E é o sacrifício de Jesus que nos assegura que Deus é conosco, seja nas calmarias ou nas aflições da vida.

Oremos: Senhor, entregamos nas tuas mãos todas as nossas aflições e ansiedades. Sê tu o nosso refúgio, força e consolo. Em nome de Jesus. Amém.