Para: sexta-feira, 23 de dezembro de 2022
Texto: Isaías 9.2-7
“Ele será chamado de ‘Príncipe da Paz’.” (Is 9.6)
Vivemos num mundo cheio de muros e separações. Separação entre maiorias e minorias, machismo e feminismo, brancos e negros, esquerda e direita, riqueza e pobreza. Mas a Palavra de Deus aponta para uma separação maior: a separação do ser humano de Deus e da sua comunhão.
A mensagem do profeta Isaías, no capítulo 9, anuncia o nascimento de um Príncipe da Paz: “Deus nos mandou um menino. Ele será chamado de Príncipe da Paz” (Is 9.6).
Jesus Cristo é o Príncipe da Paz que nasceu no Natal. Ele veio para derrubar o muro de separações que existe entre o ser humano e Deus e entre as pessoas. Ele não apenas traz paz. Ele é a nossa paz. Paz em pessoa. Foi o nosso substituto na cruz. Isso distingue a mensagem da paz de Cristo de qualquer outro discurso em favor da paz. Só nele há perdão. E só o perdão nos deixa de consciência limpa, abre as portas do céu e concede a paz.
Rivalidades, separações e inimizades não terminam por decreto. Quando estamos em paz com Deus, perdoados dos pecados, também os relacionamentos humanos são apaziguados. O Príncipe da Paz elimina diferenças de raça, cor ou posição social. Ele elimina julgamentos contra quem pensa de maneira diferente. A paz do Príncipe é juiz para decidir desavenças. Ele nos mantém unidos como povo de Deus.
Diferente de falsos príncipes da paz, o Príncipe que nasceu na humilde estrebaria é compassivo e misericordioso, consola com a Palavra e tem compaixão das nossas necessidades. Ainda há chance para a paz em nosso país e em nossa cidade. Sejamos mais do que sonhadores. Sejamos promotores e pregadores da paz de Cristo. Celebremos com alegria o Natal do Príncipe da Paz.
Oremos: Querido Deus, obrigado pela paz de coração que Jesus nos dá. Ajuda-nos a vencer barreiras e a viver em paz contigo e com o próximo. Concede-nos um feliz e abençoado Natal. Por Jesus. Amém.