Para: sexta-feira, 29 de abril de 2022
Texto: Atos 2.36-41
“Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: — Irmãos, o que devemos fazer?” (At 2.37)
Você já fez alguma coisa errada e depois foi questionado pelo fato? É uma situação muita constrangedora pela qual ninguém gosta de passar. Mas o que fazer quando alguém nos acusa de algo que fizemos? Reconhecer? Culpar outra pessoa? Tentar achar uma desculpa? Qual dessas alternativas você usaria ou já usou?
O apóstolo Pedro, no dia de Pentecostes, estava anunciando a Palavra de Deus para uma multidão reunida em Jerusalém. Ele disse que Jesus havia sido condenado à morte por causa da maldade deles. Eles eram culpados da morte de Jesus. Como reagir diante dessa acusação? Lembre-se das alternativas: reconhecer, culpar outra pessoa ou tentar achar uma desculpa.
Nenhum ser humano é perfeito. Nós falhamos. Diante dessa situação sempre poderíamos ser acusados de algumas coisas que fazemos de errado diante de Deus, causando a morte de Jesus. Então, o que fazer?
As pessoas que ouviram Pedro dizer que elas eram culpadas tomaram uma atitude: “Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: — Irmãos, o que devemos fazer?” (At 2.37). Aquelas pessoas reconheceram o seu erro e por isso perguntaram o que deveriam fazer. E o que nós faremos diante de nossa imperfeição e consequente coparticipação na morte de Jesus? A resposta de Pedro é: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo” (At 2.38).
Diante das alternativas colocadas, o que nós faremos? Reconheceremos nossos erros e confiaremos no perdão! Esse perdão é dado a todo aquele que se arrepende e confia que Jesus morreu na cruz para nos dar a vida eterna.
Oremos: Amado Salvador, obrigado por morreres por mim. Faze com que eu reconheça a tua obra em meu favor e sempre peça o teu perdão. Amém.