Publicado em: 25 de abril de 2025
O que é meu é teu?

Para: sexta-feira, 25 de abril de 2025

Texto: Atos 4.32-35

Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo.” (At 4.32)

No capítulo 4 de Atos está descrito o que muitos chamam de socialismo cristão da igreja primitiva. As palavras com as quais o autor do livro descreve a vida da igreja de então são impressionantes: “Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo” (At 4.12). Todos repartiam com os outros o que possuíam. Não havia entre eles nenhum necessitado. Cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade. Entre eles era praticado um princípio que pode ser resumido na expressão: “O que é meu é teu.”

Bem diferente é o que encontramos na realidade da sociedade contemporânea. Em vez de procurar o bem dos outros, cada um procura defender os seus direitos. Em vez de seguir a orientação de Jesus de amar o próximo como a si mesmo, o que mais é lembrado é o final da frase: amar a si mesmo. Em outras palavras, parece que vale mais o princípio de que o que é teu é meu.

Mas isso não é nenhuma novidade. Logo depois de descrever a vida da igreja primitiva, o autor do livro conta dois casos que estavam acontecendo nela. José, chamado de Barnabé, era o exemplo de quem praticava o modo de vida da igreja. Ananias e Safira eram um casal que, mesmo sendo membros da igreja, viviam de maneira diferente do ensinado.

E nós, como vivemos em relação a esse modo de vida? Amamos o próximo e cuidamos dele ou preferimos cuidar apenas de nós mesmos?

Quando Jesus veio ao mundo ele nos deu o maior exemplo de amor. Ele fez tudo, inclusive morreu por nós, para que nós tivéssemos vida. Confiando em Jesus, podemos viver como a igreja primitiva vivia. Ele nos anima e dá força para realizarmos isso em nossa vida.

Oremos: Senhor Deus, perdoa porque tantas vezes o egoísmo domina nossa vida. Ajuda-nos a olharmos para o nosso semelhante assim como tu olhas para nós, com amor. Ajuda-nos a compreender que nossos bens servem para podermos ajudar o nosso próximo. Por amor de Jesus. Amém.