Para: domingo, 23 de janeiro de 2022
Texto: Mateus 4.12-17
“Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 4.17)
O Reino do Céu está perto para você! Isso não é um anúncio de que a morte está chegando para você. Não se assuste. Pelo contrário, isso anuncia que a vida está perto de você e não a morte. O Reino do Céu está presente na pessoa de Jesus Cristo, este Jesus que está perto de você por meio desta mensagem. Tendo ido morar na cidade de Cafarnaum, Jesus dizia para o povo de lá: “O Reino do Céu está perto!” Hoje Jesus mora onde o seu evangelho é anunciado. Por isso, ele está perto de você e, com ele, o Reino do Céu.
E daí? Qual o resultado da proximidade do Reino do Céu? É o convite que o povo ouviu de Jesus, ou seja, “arrependam-se dos seus pecados” (Mt 4.17). Arrepende-se aquela pessoa que reconhece que seus pecados provocam a ira de Deus e merecem por isso nada menos do que o abandono de Deus e a condenação eterna. Não é, porém, o que Deus deseja. O seu prazer é salvar e não condenar. Por isso enviou seu Filho ao mundo para trazer socorro e salvação a todas as pessoas, as quais, por força ou qualidades próprias, jamais sairão do estado onde seus pecados as colocam. O arrependimento, portanto, conduz ao socorro que está perto. É Jesus e só Jesus! Por isso o Reino do Céu está aberto também para os pecadores.
Não procure desculpas para os seus pecados. Não os ignore como se não fossem graves. Também não se desespere por causa deles como se não existisse mais salvação para você. Leve-os, em arrependimento, para quem está perto de você, para Jesus, e então viva consolado com a certeza de que o Reino do Céu também é para você. Esse consolo foi estendido ao povo de Cafarnaum e continua sendo levado a todos os povos em todo o mundo. Por isso, chegou na sua vida!
Oremos: Grato sou, Senhor, porque abriste o Reino do Céu também para mim. Concede-me confiança permanente no socorro dado por Jesus. Em nome dele. Amém.