Para: sábado, 22 de janeiro de 2022
Texto: 1Coríntios 1.10-17
“Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho e anunciá-lo sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz.” (1Co 1.17)
Se você misturar água com vinho, qual será o resultado? Nem água, nem vinho e, se ingerida aquela mistura, ninguém poderá dizer que tomou apenas água ou somente vinho. A mistura de duas coisas sempre resultará numa terceira.
Exatamente isso acontece se houver uma mistura de sabedoria humana e evangelho, a boa notícia da obra de Jesus. Quem recebê-la não terá nem uma nem outra coisa. Vinho e água misturados podem virar um bom refresco, porém não se dá o mesmo com a mistura de sabedoria humana e evangelho. Essa mistura pode virar veneno e não refresco.
O evangelho puro, salva. O misturado é capaz de envenenar. Deus deixa claro essa verdade. O apóstolo Paulo afirmou que Deus o enviou “para anunciar o evangelho e anunciá-lo sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz” (1Co 1.17). O poder para salvar está na morte de Cristo na cruz. Ele chega a nós pelo evangelho. No entanto, já na época de Paulo, esse evangelho era loucura para alguns e escândalo para outros. Por isso, sempre houve e sempre haverá quem pense que se deve pregar um evangelho livre do que é louco e escandaloso para a mente humana. Então surgem as misturas e a porção de sabedoria humana anula o poder salvador da morte de Cristo na cruz. Qual o resultado? Ora, se não salva, condena, porque afasta as pessoas do objeto certo para o qual a fé deve estar voltada.
O poder para salvar vem apenas da morte de Cristo na cruz. Ela cumpre tudo o que o santo Deus exige para que você receba pleno perdão e completa salvação. Por amor a você, Deus lhe traz o evangelho sem misturas. Ele é simples e direto, e lhe diz: Jesus Cristo, Filho de Deus, morreu na cruz para sua salvação. Viva, portanto, na paz dessa salvação!
Oremos: Abençoa, Senhor, o anúncio do puro evangelho para que muitos desfrutem da paz da salvação. Em nome de Jesus. Amém.