Para: terça-feira, 5 de outubro de 2021
Texto: 2Timóteo 2.20-26
“Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.” (2Tm 2.25)
A oportunidade é algo esperado por todos nós. Seja ela uma oportunidade de emprego, de estudo ou, ainda, de relacionamento. É preciso estar atento, pois as oportunidades vêm e vão quando menos esperamos. Já dizia o ditado popular: “Se um cavalo selado passar perto de você, suba, porque pode ser que ele passe apenas uma vez”. Por isso, não queremos perder nenhuma oportunidade e, quando isso acontece, podemos nos sentir frustrados, chateados e fracassados.
Deus também concede uma oportunidade especial, por meio de seus servos: “O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade” (2Tm 2.24-25). Essa oportunidade é única, mas não ocorre apenas uma vez: é única pela sua importância. Sempre que a Palavra de Deus é lida, meditada, ensinada e anunciada, Deus está nos dando uma oportunidade. Oportunidade para que, ouvindo a respeito da obra de Jesus, sejamos conduzidos ao arrependimento e ao gracioso perdão conferido pelo Pai por meio da morte do Filho. Oportunidade única!
Essa oportunidade revela a verdade do Pai. Ele amou o mundo tanto que enviou seu único Filho para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus está nos dando uma oportunidade hoje de ouvir a sua Palavra e de confiarmos somente nele. Então, arrependamo-nos de nossos pecados e confiemos na promessa de perdão, o qual nos é concedido gratuitamente em Cristo. Oportunidade única! Única pela sua preciosidade, já que em nenhum outro lugar encontraremos oportunidade como essa.
Oremos: Pai amado, não permitas que percamos a preciosa oportunidade de ouvir a tua voz e conhecer a verdade. Perdoa-nos e guarda-nos em tua graça. Amém.