Publicado em: 20 de setembro de 2022
Oportunidades 

Para: terça-feira, 20 de setembro de 2022
Texto: Mateus 21.28-32  

“Porém, mesmo tendo visto isso, vocês não se arrependeram e não creram nele.” (Mt 21.32) 

Quantas oportunidades bonitas Deus nos dá! O capítulo 21 do Evangelho de Mateus traz o início da última semana da vida terrena de Jesus. O texto apresenta a sua entrada em Jerusalém e a confusão que houve no Templo, quando ele revirou as mesas daqueles que exploravam a casa de Deus, o que desagradou aos líderes do povo que lucravam com aquela situação. 

Nesse clima, os adversários preparavam armadilhas para acusar Jesus. Então, ele contou a parábola dos dois filhos. Na parábola, os dois filhos foram convidados pelo pai para trabalhar. O mais velho disse que não iria, mas foi. O mais novo disse que iria, mas não foi. 

O filho mais velho representava as pessoas daquele tempo que estavam afastadas de Deus, mas que aproveitaram a oportunidade para crer em Jesus e serem aceitas por Deus. O mais novo representava os líderes do povo que pareciam estar com Deus, mas estavam mais afastados do que nunca, pois não aceitaram o convite para aproximar-se, não creram em Jesus. Não aproveitaram a oportunidade e continuaram afastados de Deus. 

As palavras de Jesus nos levam a pensar. Com quem nós nos identificamos? 

Quando ouvimos o convite e o desprezamos, agimos como o filho mais novo, os líderes do povo, e, à semelhança deles, perdemos essa grande oportunidade. E ouvimos de Jesus: “Vocês não se arrependeram” (Mt 21.32). 

Quando ouvimos o convite e o valorizamos, agimos como o filho mais velho, e temos a nossa vida transformada pelo perdão e amor de Jesus, o caminho certo. 

Que oportunidade maravilhosa Jesus nos oferece hoje! Aproveite essa oportunidade. 

Oremos: Querido Deus, precisamos de ti, precisamos que mudes o nosso coração para que aceitemos o teu convite. Ajuda-nos a aproveitarmos as boas oportunidades que tu nos dás. Oramos, por Jesus, o nosso Senhor. Amém.