Para: domingo, 11 de abril de 2021
Texto: João 20.30-31
“Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.” (Jo 20.31)
Em nossas leituras, muitas vezes temos dificuldades em entender o que o autor quis transmitir. Corremos o risco de não captar nem interpretar corretamente os conteúdos ou mensagens. Na leitura da Bíblia isso também pode acontecer. No caso dos Evangelhos, os destaques são a vida, os ensinamentos e os milagres de Jesus. Sem esquecer, é claro, a sua morte em sacrifício sobre a cruz e a sua gloriosa ressurreição.
O apóstolo João escreveu que, apesar de nem todos os milagres de Jesus terem sido registrados, os que o foram, “foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele” (Jo 20.31).
Há, portanto, dois propósitos bem definidos pelo apóstolo: que todos creiam em Jesus, e que, por essa fé, recebam a vida eterna e bem-aventurada! Podemos, então, dizer que, de nada adianta ler a Bíblia, conhecer os Evangelhos e o próprio Cristo, se não confiarmos nele e não buscarmos, arrependidos dos nossos pecados, o perdão, a vida e a salvação na sua obra redentora.
Para firmar-nos nesse conhecimento e levar-nos a uma decisão enquanto é tempo, o próprio Jesus nos anima ao dizer: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida” (Jo 5.24, 26).
Permaneçamos firmes nessa fé e nessa confissão!
Oremos: Bendito e amado Salvador, em teu nome pedimos ao Pai celeste que nos ilumine e santifique nas verdades bíblicas, dando-nos, pela fé, a compreensão correta de tudo o que é revelado nas Escrituras Sagradas. Guia-nos em segurança para o teu Reino de glória. Amém.