Para: terça-feira, 14 de maio de 2024
Texto: Êxodo 19.1-6
“Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim.” (Êx 19.5)
Geralmente, para pertencer a um determinado grupo, é preciso seguir regras, hábitos e costumes. Essa realidade pode ser observada em grupos de adolescentes que cultivam os mesmos gostos, grupos de escoteiros, times de futebol e em tantos outros grupos.
Na sua Palavra, há muito tempo, Deus havia dado ordens e regras para que pessoas fizessem parte do seu povo. Assim está registrado em Êxodo 19.5: “Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim”. Para fazer parte do povo de Deus era necessário obediência plena e cumprimento de diversas regras.
Porém, assim como nós, aquelas pessoas também eram más e não conseguiram atingir a exigência de Deus. Em vez de obediência, ofereceram ao Senhor um coração culpado. Então, o amor de Deus falou mais alto. Por amor, ele enviou o seu Filho Jesus para que ele cumprisse exatamente as regras e leis que a humanidade jamais conseguiria cumprir. E, nos ombros de Jesus, Deus colocou todas as culpas, as quais foram pagas com a sua morte. E, pela fé, o Espírito Santo nos une a Jesus e nos dá de presente tudo aquilo que Jesus fez por nós: obediência plena à vontade de Deus.
Hoje o Senhor nos convida a fazer parte do seu povo, não mais por regras, pois elas já foram cumpridas pelo Salvador, mas unicamente pela fé. Nós oferecemos a Deus um coração pecador, culpado e que não consegue obedecer plenamente a sua vontade. E, por amor, Deus nos oferece o perdão, a salvação e a obediência de Jesus. O povo de Deus vive nessa fé!
Oremos: Senhor Deus, queremos fazer parte do teu povo. Por isso, aumenta a nossa fé no Salvador Jesus e enche-nos com o teu Espírito Santo. Amém.