Para: quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
Texto: Lucas 3.1-14
“E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem: — Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês.” (Lc 3.3)
A Bíblia tem uma geografia única. Assim como o país em que Jesus viveu é um país acidentado, com vales, montanhas, rios, lagos, fontes e desertos, assim também a Bíblia não é nenhum terreno plano e monótono. Ela não é toda de um nível só e nem tudo tem o mesmo peso. Ela tem os pontos altos da revelação divina e os vales e as sombras do pecado humano.
Mas a Bíblia tem um só centro. É o Calvário, o lugar onde Jesus foi morto. E o Calvário fica bem perto do lugar onde Jesus ressuscitou. Portanto, o Calvário e a sepultura de Jesus formam o cenário no qual o amor de Deus se tornou real para mim e para você. É uma vista realmente espetacular para pessoas arrependidas e confiantes!
O cristão, tanto na geografia bíblica como na geografia da vida, sempre que não tem certeza que rumo seguir, se norteia pelo Calvário e pela sepultura vazia, e, com o olhar fixo nesse cenário, recebe o perdão e segue a sua vida.
Esse é o ponto alto da mensagem de João Batista. O evangelista Lucas escreveu que “João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem: — Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês” (Lc 3.3). E, então, citou o que o profeta Isaías tinha escrito: “Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!” Assim, a mensagem de João Batista tem justamente a finalidade de apontar para aquele cenário onde Jesus morreu e foi sepultado.
Enquanto as luzes natalinas já se acendem, arrependidos e em fé, não percamos essa vista!
Oremos: Querido e bom Deus, o teu amor perdoador é tão extraordinário que só podemos ficar maravilhados com o cenário da cruz e da sepultura vazia de Jesus. Por amor a ele, abençoa-nos e ilumina a nossa caminhada. Amém.