Para: quarta-feira, 10 de julho de 2024
Texto: Efésios 1.8-12
“Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.” (Ef 1.8-9)
A Carta aos Efésios, em seus seis capítulos, retrata detalhadamente tudo o que Deus fez, em Cristo, para nos redimir e salvar, e como ele nos dirige e orienta na nova vida cristã que é ele mesmo quem nos dá. Então, justificação e santificação estão bem colocados: a maneira como Deus me aceita pela fé em Jesus e a maneira como ele dirige a minha nova vida.
Tudo isso começa antes mesmo de haver mundo e tudo isso se torna nosso, é trazido a nós, porque “Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo” (Ef 1.8-9). Sim, Deus tem um plano secreto, um mistério. Mas, diferentemente dos sigilos e segredos bem guardados, Deus revela o seu maravilhoso plano a nós: é em Cristo, na vida, morte e ressurreição do nosso Salvador, que Deus realiza o seu maravilhoso plano de reconciliar-se com o ser humano caído em pecado e salvá-lo.
E, onde se encontra essa revelação? Nos sonhos, nas visões, nas revelações especiais fora das Escrituras? Não. Deus revelou tudo isso nas Escrituras Sagradas, na Bíblia, de forma que todas as pessoas possam saber. É na pregação do evangelho que Deus, em Cristo, está se reconciliando com todos os que o ouvem e creem nas suas promessas, dando-nos a alegria de vivermos uma nova vida para que “louvemos a glória de Deus” (Ef 1.12).
Portanto coloquemos a nossa esperança em Cristo e louvemos a ele pelo seu maravilhoso amor!
Oremos: Querido Salvador Jesus Cristo, somos imensamente agradecidos a ti por cumprires integralmente o plano da nossa salvação e por revelares todo esse amor no evangelho. Ajuda-nos a ouvirmos sempre a tua voz nas Escrituras Sagradas e a nos apegarmos às tuas maravilhosas promessas. Oramos em teu nome. Amém.