Para: sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
Texto:
“Do meio de vocês Deus escolherá para vocês um profeta que será parecido comigo, e vocês vão lhe obedecer.” (Dt 18.15)
Os profetas sempre desempenharam papel importante na história do povo de Deus. No Antigo Testamento, eles tinham basicamente duas funções: predizer eventos futuros e proclamar a verdade em eventos no presente. Ainda hoje a profecia continua primordial, exatamente porque “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Rm 10.17).
Infelizmente, desde os tempos antigos, falsos profetas têm surgido para deturpar a mensagem de Deus e fazer os seus filhos e filhas perecerem. Essa estratégia sempre foi a preferida do diabo, que já no Éden levou os nossos pais à queda, adulterando a ordem que Deus havia dado.
Felizmente, o Senhor se preocupa com a pregação correta da sua Palavra. Ele prometeu ao seu povo: “Do meio de vocês Deus escolherá para vocês um profeta que será parecido comigo, e vocês vão lhe obedecer” (Dt 18.15). Essa promessa foi plenamente cumprida em Jesus. Como verdadeiro profeta, o nosso Senhor nunca viveu e falou falsamente, antes, cumpriu perfeitamente a vontade do Pai carregando sobre si os nossos pecados. Ao ressuscitar, foi vencedor sobre o mentiroso Satanás, o pecado e a morte.
Jesus pediu que examinássemos as Escrituras e estivéssemos firmados na verdade. Ele também deu poder à sua Igreja para pregar o seu evangelho. Você e eu podemos crescer diariamente no conhecimento do Senhor, discernindo assim, a verdadeira profecia da falsa. Além disso, podemos ser verdadeiros profetas de Deus no mundo, sob a bênção do Espírito Santo.
Oremos: Senhor, firma-me na tua verdade, que é Jesus. Usa-me como profeta do meu Salvador. Amém.