Para: segunda-feira, 12 de setembro de 2022
Texto: 2Samuel 7.18-29
“…as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus.” (2Sm 7.28)
Existe um ditado popular que diz: “Promessa é dívida”. Esse ditado funciona como uma espécie de garantia oferecida pelas pessoas para dizerem que não se trata de uma promessa vazia, da boca para fora, mas que certamente será colocada em prática. Mas você já parou para pensar no porquê de termos que dar essa garantia para que a promessa ganhe mais força?
Acontece que muitas vezes achamos que o simples fato de prometer uma coisa já é o suficiente, e nos contentamos com isso. Assim, prometemos ser fiéis nos relacionamentos, mas não estamos tão preocupados assim em cumprir essa fidelidade. Prometemos estar à disposição de alguém quando essa pessoa precisar, mas quando ela precisa, não estamos tão disponíveis assim. Prometemos que amaremos a Deus acima de todas as coisas, mas, de repente, colocamos nossas próprias vontades e desejos na frente da vontade de Deus e o deixamos de lado.
Com Deus a situação é diferente e Davi reconhece isso ao dizer: “As tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus” (2Sm 7.28). E é na descendência de Davi, isto é, em Jesus Cristo de Nazaré, que vemos a maior promessa de Deus se cumprindo em carne e osso: Deus se fez homem e habitou aqui, nesta mesma terra que pisamos, para garantir que nada pudesse nos separar do amor dele. Essa não é uma promessa humana e falha, mas sim uma promessa perfeita cumprida pelo próprio Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá” (Jo 11.25).
Oremos: Deus das promessas, envia teu Espírito Santo para nos auxiliares em nossos momentos de dúvidas e nos consolares nos momentos de incertezas. Ensina-nos também a manter nossa palavra frente a ti e aos nossos irmãos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.