Para: Sexta-feira, 5 de outubro de 2018
Leia em sua Bíblia: Habacuque 2.1-4
“Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa.” (Hc 2.1)
A maioria das empresas e órgãos públicos possui um setor chamado ouvidoria. Trata-se de um setor especial para que as queixas e as reclamações sejam ouvidas.
Um ditado popular diz: “Quem não chora, não mama”. Trata-se de uma defesa, e até um incentivo, às queixas. No entanto, a autopiedade não ajuda. Ter pena de si mesmo enfraquece e acomoda. Mas Deus sabe que existem muitas coisas que nos machucam e incomodam. Por isso, ele nos concede o dom da oração. E, de maneira bem mais intensa do que qualquer ouvidoria, ele recebe e acolhe as nossas queixas. No devido tempo, Deus nos responde, restaurando as nossas forças e proporcionando renovação. Por isso ele promete: “Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão” (Sl 50.15).
O profeta Habacuque sabia que a resposta certa vem do Senhor. Por isso, ele também levou suas queixas a Deus em oração sincera. Depois de ter orado, ele disse: “Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa” (Hc 2.1). Habacuque apresentou a sua queixa e ficou esperando. E a resposta veio. Deus pediu que ele escrevesse: “Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus” (Hc 2.4).
Muitas esperanças neste mundo são ilusões. Mas esperar no Senhor nunca é em vão! Se você ainda não apresentou as suas queixas ao Senhor, faça isso. Não o faça como uma criança mimada, mas como um filho que confia. Certamente Deus responderá no devido tempo e da melhor maneira, pois ele sempre providencia ajuda e salvação. E faz isso de maneira completa por meio de Jesus.
Oremos: Deus Pai, obrigado por nos ouvires. Perdoa-nos pelas vezes em que nos queixamos em demasia. Tem compaixão de nós nos momentos em que as dificuldades nos sobrecarregam. Em nome de Jesus. Amém.