Para: terça-feira, 27 de setembro de 2022
Texto: 1Reis 10.1-9
“Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder.” (1Rs 10.3)
Somos conhecedores de muitos assuntos e são admiráveis as pessoas que realmente demonstram o seu conhecimento e o usam para o bem das pessoas. Mas existe uma realidade que é a de que não sabemos de tudo, pois somos humanos, o único onisciente é Deus. Mesmo assim existem aqueles que dão sua opinião e palpite, mesmo não sabendo absolutamente nada sobre certos assuntos.
Na leitura bíblica do Primeiro Livro de Reis temos a história da rainha de Sabá, que foi fazer uma visita ao rei Salomão, trazendo consigo muitas riquezas e com o objetivo de colocá-lo “à prova com perguntas difíceis. Quando se encontrou com Salomão, ela lhe fez todas as perguntas que pôde imaginar. Ele respondeu a todas; não houve nenhuma que fosse difícil demais para ele responder” (1Rs 10.1-3).
Salomão obteve essa sabedoria de Deus, pois ele mesmo a pediu. Este foi o pedido de Salomão: “Dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal” (1Rs 3.9). E isso nos serve de exemplo. Podemos sempre pedir sabedoria a Deus para que nossos planos e objetivos sejam de acordo com a vontade dele e, ao exemplo do rei Salomão, podemos ser pessoas que buscam a justiça e que saibam diferenciar entre o bem e o mal.
O verdadeiro sábio é aquele que sempre tem Deus em primeiro lugar e busca a sua sabedoria através da leitura e estudo da Bíblia, pois ela é Palavra de Deus e, desse modo, passa a ter humildade para reconhecer que é um pecador cheio de orgulho, erros e falhas. Com essa sabedoria, saberemos nos achegar ao grande mestre Jesus para pedirmos perdão pelos nossos pecados e assim desfrutarmos da graça e do amor de Deus. Sejamos verdadeiramente sábios.
Oremos: Bondoso Deus e Pai celeste, agradecemos-te por todo o cuidado que tens por nós. Pedimos-te que nos dês sabedoria para melhor te servir e também ao próximo. Amém.