Para: sábado, 16 de janeiro de 2021
Texto: 1Coríntios 12.4-11
“Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo.” (1Co 12.7)
Deus, o Senhor, concede diferentes dons às pessoas para serem usados na igreja. Na igreja da cidade de Corinto também havia diversidade de dons. Porém, muitos estavam supervalorizando o “dom de línguas”.
O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios que Deus Pai, Filho e Espírito Santo são um único e verdadeiro Deus. Da mesma forma, todos os dons são concedidos pelo mesmo Deus. Mais adiante, o apóstolo compara a igreja com um corpo. Cada cristão é um membro do corpo. Todas as partes são importantes e tem uma cabeça que é Jesus Cristo. E cada um tem um papel significativo na igreja. Assim sendo, na igreja, movidos pelo Espírito Santo, podemos planejar ações em conjunto e unir esforços para um objetivo em comum. Por exemplo: levar a salvação em Cristo àqueles que ainda não o conhecem.
Todos os dons são importantes e devem ser usados para um fim proveitoso. Paulo afirmou: “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo” (1Co 12.7). Os dons são dados pelo Espírito não para proveito próprio, mas sim para a edificação da igreja. Deus nos enche do Espírito dele para que nós nos derramemos em serviço aos outros.
O apóstolo Paulo abriu um parêntese na discussão sobre os dons espirituais exaltando o amor como o dom comum a todos os cristãos. Deus é amor: amou o mundo a ponto de entregar o seu único Filho, Jesus, para que herdemos a vida eterna. Esse mesmo Jesus, que se sacrificou por nós, foi quem disse para amarmos uns aos outros como ele nos amou.
Portanto, tendo o amor de Deus como princípio, pela ação do Espírito Santo, reconheceremos e valorizaremos os dons dos outros, servindo com um fim proveitoso.
Oremos: Querido Deus, obrigado pelos dons que concedes às pessoas para o teu serviço. Que utilizemos os nossos dons para o nosso próximo. Por Jesus Cristo. Amém.