Para: sábado, 26 de junho de 2021
Texto: Gálatas 5.16-25
“Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!” (Gl 5.25)
Você talvez já tenha ouvido várias vezes a expressão “siga o seu coração”. Em alguns momentos da vida, ela aparenta ser uma frase importante. Ela significa deixar-se guiar pela vontade. Porém, ela é também uma frase perigosa, pois Jesus nos ensina que “é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias” (Mt 15.19).
Por mais que a nossa vontade e os nossos desejos e sonhos tenham valor, eles precisam ser orientados pelo ensino de Jesus. “Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!” (Gl 5.25), escreveu o apóstolo Paulo. Ele mostra que é assim que os discípulos de Jesus vivem, guiados pela Escritura e pelo Espírito Santo, produzindo belos frutos da fé em Jesus, que são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.
Todos esses frutos só podem ser produzidos se estivermos ligados à videira, que é Jesus. Galhos que não são alimentados, que foram cortados da árvore, não crescem nem podem produzir frutos, mas secam e morrem. Jesus nos alimenta com a sua palavra que é vida. Com a sua morte e ressurreição, Jesus nos conecta, nos liga novamente à videira verdadeira. Todo aquele que está em Jesus produz os frutos do Espírito.
Ao ler e ouvir a Palavra de Deus, talvez nos venha à memória a lembrança de momentos em que a nossa vontade e o nosso desejo nos afastaram do amor e da orientação de Jesus, quando a nossa vida se tornou cheia de problemas e dificuldades. O Salvador nos convida a depositar todas essas coisas nas mãos dele, pois ele oferece perdão para todos os nossos pecados. Ele nos chama a buscarmos força em sua Palavra e a começar mais uma vez.
Oremos: Querido Jesus, guia a nossa vida de tal maneira que façamos a tua vontade, guiados pelo Santo Espírito. Amém.