Para: domingo, 19 de setembro de 2021
Texto: Lucas 16.1-13
“Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.” (Lc 16.13)
Você já reparou que, muito frequentemente, pessoas que estão diante de uma mesma situação acabam tomando decisões distintas, discordando a respeito da maneira correta de se proceder? Por que isso acontece?
Uma das possíveis respostas para essa pergunta está relacionada à nossa “escala de valores”. Nós, seres humanos, atribuímos valores a todas as coisas que estão ao nosso redor e a tudo que vivenciamos. Em nossa mente, esses valores acabam sendo colocados numa ordem onde uma coisa é mais importante do que outra. Nós chamamos essa definição mental de prioridades de “escala de valores”. Com base nessa escala, tomamos as nossas decisões. Como somos pessoas diferentes, com experiências de vida diferentes e aprendizados diferentes, as nossas escalas de valores são diferentes e, muitas vezes, também as decisões que tomamos.
Uma das coisas que Deus deseja fazer em nossa vida é reorganizar a nossa escala de valores. Isso porque temos a tendência de nos perder nesse processo, priorizando coisas não tão importantes e deixando de lado aquilo que é essencial. Nesse contexto, a fé traz para a nossa mente uma nova perspectiva, a qual passa a olhar para nossa existência a partir dos olhos do nosso Criador.
Assim, por exemplo, encontramos o caminho para a felicidade duradoura quando percebemos que devemos ter domínio sobre os bens materiais e não ser dominados por eles. Jesus, o Salvador da humanidade, nos disse: “Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (Lc 16.13). Nós encontramos o caminho para a felicidade quando nos damos conta de que o que temos não são fim em si, mas apenas meio para atendermos a nossa necessidade e servirmos às pessoas, quando compreendemos que Deus reserva tesouros eternos para nós e que são esses que devemos buscar.
Oremos: Querido Pai, ajuda-me a manter a minha atenção no que vai além deste tempo. Amém.