Para: quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Texto: Isaías 52.7-10
“O mundo inteiro verá que foi o nosso Deus quem nos salvou.” (Is 52.10)
Tente imaginar as seguintes cenas: uma mãe e um pai veem pela primeira vez o seu filho, ainda na sala de parto; uma pessoa recebe uma ligação e a voz do outro lado diz: “O emprego é seu”; o médico vem até o quarto e diz ao paciente: “O senhor receberá alta”.
Certamente, ao imaginar tais cenas, havia um enorme sorriso em todas elas. Talvez até gritos de alegria e muita comemoração. É um momento assim de felicidade e júbilo por boas notícias que o profeta descreve em Isaías 52. Deus viria ao encontro do seu povo, perdido e espalhado na Babilônia, e o traria de volta à Jerusalém. Essa alegria seria ainda testemunhada por todos: “Na presença de todas as nações, o Senhor vai mostrar o seu santo poder. O mundo inteiro verá que foi o nosso Deus quem nos salvou” (Is 52.10).
Embora tenha em vista a libertação dos crentes de Judá do cativeiro na Babilônia, o texto também aponta para a libertação dos crentes, de todos os povos e reinos, do cativeiro da morte e da escuridão. Em uma grande operação divina, que no princípio passou despercebida pelo mundo, embora tenha sido celebrada pelos anjos do céu diante de simples pastores, Deus “nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado” (Cl 1.13).
Por isso, quando ouvimos a palavra Natal, um enorme sorriso se abre, ainda que tenhamos contas a pagar, conflitos a resolver e doenças a tratar. Nele, Deus veio ao nosso encontro em Jesus e, a partir daquele dia, o mundo não foi mais o mesmo. E como veio, ele voltará, quando o mundo inteiro o verá. Você consegue imaginar o sorriso nos rostos de todos os crentes no Senhor? Que júbilo! Quanta festa!
Oremos: Obrigado, querido Deus, por podermos celebrar a vinda do Salvador em mais um Natal. O nosso coração se enche de alegria. Aguardamos, com sorridente expectativa, o retorno de Jesus. Amém.