Publicado em: 21 de outubro de 2024
Tempestade 

Para: segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Texto: Jeremias 30.23-24  

A ira do Senhor é uma tempestade, um vento forte que explodirá em cima da cabeça dos maus. E essa ira não acabará até que Deus faça tudo o que planejou. No futuro, o seu povo compreenderá isso muito bem.” (Jr 30.23-24)

Você consegue controlar o vento? E a ação de Deus? Muitas vezes percebemos diversos líderes dizendo que podem determinar o agir de Deus, querendo, de alguma maneira, determinar o agir de Deus na vida de alguém. Seria isso possível? E determinar a ira, o castigo de Deus, sobre alguém? Teríamos esse poder? O texto do profeta Jeremias afirma que a ira do Senhor é uma tempestade, um vento forte que explodirá em cima da cabeça dos maus. E essa ira não acabará até que Deus faça tudo o que planejou. No futuro, o seu povo compreenderá isso muito bem” (Jr 30.23-24). Ou seja, a ira de Deus é algo extremamente poderoso e destruidor. Se tivéssemos o poder de controlar essa iraisso nos transformaria em uma ameaça aos nossos inimigos. 

Deus na sua graça sabe das nossas limitações. Ele sabe que não teríamos condições de agir no mundo tendo o poder de controlar, direcionar ou determinar a ira de Deus. Portanto, não nos cabe tentar descobrir como usá-la, nem a quem direcioná-la. Deixemos que Deus, no seu tempo e na sua sabedoria, faça isso. O que nos cabe é confiar na sabedoria, no amor e na graça que esse Deus tem demonstrado constantemente.  

Se por um lado a ira de Deus é devastadora e pode explodir sobre a cabeça dos maus, o poder do seu amor é enorme também. E é com esse amor que Deus se aproxima de todos nós. Foi esse amor que levou Jesus Cristo a morrer na cruz pelos nossos erros, pelos nossos pecados. E esse poder, esse amor, fez “explodir” uma onda de perdão que nos alcança a cada novo dia. 

Oremos: Querido Jesus, nosso Salvador, como é grande o teu poder, como é grande a tua sabedoria! Obrigado por não permitires que o mal seja vencedor. Obrigado por vires até nós com o teu imenso amor e nos abençoares com o teu perdão. Ajuda-nos a usar esse amor, esse poder, para cuidar melhor das pessoas que nos cercam. Amém.