Para: terça-feira, 23 de agosto de 2022
Texto: Romanos 12.9-13
“Aguentem com paciência os sofrimentos.” (Rm 12.12)
Uma das coisas que caracteriza o nosso tempo é a rapidez com a qual as coisas acontecem. O tempo parece passar rapidamente e, na pressa do dia a dia, sempre nos falta paciência.
O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma e forneceu uma lista detalhada de virtudes que caracterizam uma vida de amor. Ele falou do amor, do ódio ao mal e do apego ao bem, do respeito mútuo que devia haver entre eles, da esperança que os iria manter alegres e da oração. Ele disse: “Aguentem com paciência os sofrimentos” (Rm 12.12).
Ele não estava falando de qualquer sofrimento. Ele falou do sofrimento por causa da fé cristã. Se nós não temos paciência para suportar as coisas mais corriqueiras do dia a dia, quanto mais para aquelas que dizem respeito à nossa fé, especialmente quando sofremos por causa de Cristo.
Se formos sinceros, precisaremos confessar que falhamos muito e que nem sempre estamos dispostos a suportar com paciência os sofrimentos. Quantos cristãos, por enfrentarem sofrimentos por causa da sua fé, cederam à tentação de abandonar tudo, virar as costas, deixar de seguir e servir ao Salvador Jesus? No entanto, o apóstolo Paulo nos lembra que é por causa das misericórdias de Deus que todas essas coisas são tornadas possíveis.
A misericórdia de Deus se tornou carne em Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele suportou todo o sofrimento em nosso lugar, levando sobre si nossos pecados. Ele pagou por eles na cruz e venceu a morte. Ele prometeu e, de fato, está conosco, especialmente quando sofremos por causa do seu nome. Ele nunca nos abandona. Ele nos fortalece e ajuda a prosseguir firmes para os céus, onde os sofrimentos não mais existirão.
Oremos: Senhor Jesus, sabemos que nos falta paciência quando sofremos por causa do teu nome. Perdoa-nos e ajuda-nos a suportar esses sofrimentos e a aguardar a vida eterna nos céus, onde eles não existirão mais. Amém.