Para: segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Texto: Marcos 3.7-12
“Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia.” (Mc 3.8)
Jesus queria paz junto à sua equipe de discípulos. Mas a multidão não dava trégua. O evangelista Marcos nos diz que: “Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia” (Mc 3.8). Para que não fosse esmagado pela multidão, os discípulos, acostumados à pesca, lhe emprestaram um barco para que servisse de púlpito ou palco para ensinar.
Por que todos iam ao encontro de Jesus? O evangelista Marcos comenta que é “porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia”. Jesus subiu no barco para não ser esmagado pela numerosa multidão, que era atraída pela fama dele, pois ele “estava curando [muita] gente”. As pessoas que vinham haviam recebido com entusiasmo o testemunho dos curados.
Jesus curava as pessoas para aliviar os sofrimentos, doenças e deformações, marcas da imperfeição humana causadas pela separação e distância entre seres humanos e Deus. Mas as curas também serviam para mostrar a verdadeira identidade e missão de Jesus: o Filho de Deus que desceu do céu para salvar a todos.
Por que hoje poucos buscam Jesus? Por mais que as curas e milagres de Deus continuem existindo e aproximando as pessoas do Criador, Jesus não está presente fisicamente para mostrar sua divindade. Mas ele utiliza sua Palavra, a Bíblia, e a todos nós para “contar as coisas que ele fazia”.
Por que hoje poucos buscam Jesus? Quando o consumo de bens materiais preenche a nossa vida com atividades prazerosas, normalmente nos esquecemos de buscar o Salvador que nos presenteia com a eternidade. Por essa razão, quem crê em Cristo é desafiado a contar aos outros as coisas que Jesus fazia, especialmente o que Jesus fez por todos na cruz.
Oremos: Ajuda-nos, Pai amado, a ter coragem e audácia para contar aos outros o que teu Filho fazia e faz. Amém.