Para: sábado, 11 de junho de 2022
Texto: Atos 2.22-36
“Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias.” (At 2.36)
Muitos filmes e livros têm histórias surpreendentes. Os escritores preparam momentos de virada na história, causando surpresa dentro do contexto do livro, entre os personagens e para o leitor. Livros policiais ou histórias de mistério costumam trazer finais surpreendentes e que dão um novo entendimento para toda a narrativa.
A pregação de Pedro tem esse tom de virada surpreendente. Aquele que morreu, para surpresa de todos, ressuscita ao terceiro dia e isso muda tudo. Nas palavras de Pedro: “Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias” (At 2.36). Quando ressurgiu da morte, toda a história foi iluminada por uma nova luz.
A ressurreição de Jesus marca essa virada na história, pois tudo agora deve ser compreendido a partir desse final surpreendente. Aquele que parecia ser um abandonado por Deus, de quem os inimigos zombaram diante da cruz, que foi traído por um de seus discípulos, ressurgiu e Deus o colocou como Senhor de toda a criação. Todos agora estão sob o seu poder e senhorio. Jesus governa terra e céus com poder e glória, mas também com amor e misericórdia.
Jesus também é o ponto de surpresa para a sua vida. Todo aquele que confia em Cristo recebe dele as bênçãos da ressurreição. Sua vida é transformada por ele, pois ter Jesus como Senhor e Messias significa ter perdão dos pecados, vida eterna e salvação. Sua vida também pode ter uma grande virada, você é chamado da morte para a vida, das trevas do pecado para a maravilhosa luz de Jesus. Confie em Jesus, ele é a surpresa que muda a sua história e lhe dá a promessa de um final bem-aventurado.
Oremos: Gracioso Deus, agradeço-te por transformares a minha história através de Jesus. Abençoa a minha vida ao teu lado, confiando no teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.