Para: quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
Texto: Salmo 72.1-11
“Dá-lhe a tua justiça para que governe o teu povo com honestidade e trate com justiça os explorados.” (Sl 72.1-2)
Desde os tempos mais antigos as pessoas sempre têm em suas mentes a ideia de que se os seus governantes fossem bons, seu país também seria bom. A história nos mostra que muitos líderes que chegaram ao poder buscaram meios de apenas viver para si e, em alguns casos, se esqueceram do povo.
O Salmo 72 é uma oração de Salomão em favor de um rei para que governe em razão e em favor do povo, estabelecendo um reinado justo. A ideia é simples: se as autoridades cumprirem os seus papéis e fizerem o que é direito, há grandes possibilidades de todo o povo ir bem. Para Salomão, se as autoridades seguirem o exemplo de bondade, justiça e amor de Deus, certamente todos irão bem.
É espetacular notar que o salmo 72 é uma bela oração e também uma orientação magnífica para os dias de hoje. Vemos como Salomão percebe que Deus cuida bem de todos os seres humanos, sempre com justiça e bondade, e trata com cuidado os oprimidos.
Desde o início, vemos a mão protetora de Deus agindo em favor dos povos, cuidando deles, guiando e amparando-os. E, mesmo quando os povos não cumpriram a sua vontade, Deus foi paciente. Tão paciente que mandou seu próprio filho, Jesus, para morrer por nós. Quando as autoridades seguem a vontade de Deus e tratam “com justiça os explorados” (Salmo 72.2), há muitas probabilidades de termos bons governantes em nosso meio.
Assim como Deus esteve ao lado do seu povo, Deus usa pessoas para lembrar os governantes, em todos os tempos, de quais são suas alegrias e suas atribuições enquanto líderes entre os seus pares. Continuemos lembrando as nossas autoridades do belo modelo de autoridade que temos e no qual elas
podem se inspirar.
Oremos: Querido Deus, pedimos-te: continua a providenciar governantes que exerçam suas atribuições com dedicação, amor e compromisso! Cuida de todos os povos dando boas autoridades e líderes que sejam guiados por tua bondade. Por Jesus. Amém.