Para: quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
Texto: Salmo 89.1-5
“Ó Senhor Deus, eu sempre cantarei a respeito do teu amor.” (Sl 89.1)
Como são bonitas as músicas que falam de amor, como tocam o nosso coração! O livro de Salmos trata o amor de uma forma muito bonita, expressando os sentimentos mais profundos do ser humano. Uma pergunta que poderíamos fazer é: que amor é esse?
O que se observa no amor romântico, das músicas populares ou das novelas, é que ele se refere muito mais àquele que ama do que àquele que é amado. Dessa forma, diante da primeira dificuldade, a pessoa já não ama mais e vai procurar outro objeto de amor. É um amor egoísta, voltado para a própria pessoa.
O amor de Deus não é assim. Por isso, o salmista exclamou: “Ó Senhor Deus, eu sempre cantarei a respeito do teu amor” (Sl 89.1). O Salmo 89 nos ajuda a entender algumas características desse amor tão especial. O salmista fala da fidelidade de Deus e que queria anunciá-la a todas as gerações. Deus é fiel porque podemos contar com ele em todos os momentos da nossa vida. O amor está ligado à fidelidade. Uma pessoa que ama tem o desejo de ser fiel.
O autor também escreve que sabe que o amor de Deus dura para sempre. Isso traz segurança e tranquilidade, pois é um amor que não tem fim, não vai acabar na primeira desilusão. O texto termina falando de Davi e de seu descendente que reinará para sempre. Há aqui uma referência sobre Jesus que nos ajuda a entender o amor de Deus a partir de duas atitudes.
Jesus nos serviu. O amor procura o bem da pessoa amada acima de tudo e age em favor dela. Jesus se sacrificou por nós, dando a sua vida na cruz. O amor abre mão dos seus interesses pela pessoa amada. Dessa forma, se queremos entender o que é esse amor sobre o qual o Salmo 89 fala, podemos olhar para Jesus e aprender com ele.
Oremos: Querido Deus, infelizmente somos doentes de amor. Temos a tendência de amar somente a nós mesmos. Por teu amor, cura o nosso coração e ajuda-nos a amar a ti mesmo e ao nosso próximo. Por Jesus. Amém.