Para: terça-feira, 21 de novembro de 2023
Texto: Isaías 65.17-25
“Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra.” (Is 65.17)
Correr atrás de novidades tem sido uma obsessão para o ser humano. O novo fascina. Tudo parece perder a validade rapidamente. Cortes de cabelo, livros escolares, modelo de celular… Parece que todos os dias há uma moda mais recente alimentando a nossa atração pela inovação. Há quem diga que esse interesse tem a ver com o fato de que estamos envelhecendo. Ao perceber as rugas, sentir dores nas juntas, e experimentar a natureza se deteriorar, somos confrontados com um desejo de permanecer em dia e ser eternos.
Hoje Deus nos fala sobre isso: “Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra” (Is 65.17). A promessa foi dita originalmente a um povo que enfrentava dificuldades, infeliz e desiludido com a vida. O objetivo era encorajar as pessoas apontando para o futuro que Deus estava preparando, descrevendo aspectos desta nova realidade: haverá alegria, felicidade, saúde, prazer para todos. Não haverá razão para chorar, nem brigar, nem sofrer. A injustiça será aposentada e a benção de Deus se fará presente para sempre.
Seja para quem se encontra em situação de desgraça, ou viciado em novidades ou ainda preocupado com o futuro, a promessa de Deus é capaz de devolver a esperança. Há uma nova criação a caminho. E ela transforma positivamente não apenas o futuro, mas também o presente. Deus não fala apenas que vai criar novos céus e nova terra, mas que está criando, que já começou a inaugurar. Desde a morte e a ressurreição de Jesus, o perdão e a salvação de Deus já foram conquistados e feitos disponíveis a cada pessoa. O novo de Deus será levado à plenitude quando Cristo voltar, mas já começou para quem está esperando por ele.
Oremos: Querido Deus, como é bom saber que os problemas e as limitações deste mundo não durarão para sempre! Mal podemos esperar pelas novidades que nos serão dadas no futuro. Ajuda-nos a desfrutar e compartilhar as novidades que já nos destes no presente. Em Cristo. Amém.