Publicado em: 25 de fevereiro de 2022
Ver Deus face a face 

Para: sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022
Texto: Êxodo 24.8-18  

“Deus não matou esses líderes de Israel; eles viram a Deus e depois comeram e beberam juntos.” (Êx 24.11) 

A Bíblia afirma que Deus não pode ser visto por seres humanos. Caso alguém visse Deus face a face, não sobreviveria. Isso por causa do contraste entre o pecador humano e a santidade divina. 

Tentando fazer uma comparação, é como tentar aproximar-se do sol sem proteção. Certamente o sol iria exterminar quem se arriscasse a fazer isso. Assim, um pecador não poderia suportar a revelação completa da gloriosa santidade da presença de Deus: ele seria destruído. No livro de Êxodo, no capítulo 33, vemos que Moisés somente pôde ver uma porção da glória divina. Deus tomou precauções para proteger Moisés, a fim de que a santidade divina não o destruísse. Deus também preservou os líderes que subiram com Moisés no monte Sinai: “Deus não matou esses líderes de Israel; eles viram a Deus e depois comeram e beberam juntos” (Êx 24.11). 

Em Jesus Cristo, Deus se fez tornou igual a nós para podermos contemplá-lo face a face. A manifestação da glória e santidade divina foi revelada com a vinda de Jesus Cristo. Quem vê Jesus Cristo, vê Deus. É exatamente isso que o evangelista João registrou: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus” (Jo 1.14, 18). 

Hoje, Deus se revela a nós por meio da sua palavra que dá perdão dos pecados e a fé em Jesus Cristo. Por meio dessa fé receberemos a salvação. E, um dia, veremos o santo e glorioso Deus face a face por toda a eternidade. 

Oremos: Poderoso Deus, obrigado por nos dares tudo que precisamos para a vida e o sustento. Consola e fortalece os enlutados, restabelece a saúde dos doentes, perdoa nossos pecados. Que sejamos testemunhas vivas do evangelho de Cristo. Por amor de Jesus. Amém.