Para: segunda-feira, 12 de agosto de 2024
Texto: João 6.51-59
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.” (Jo 6.51)
Você já imaginou toda a trajetória do trigo na fabricação do pão? Tudo começa com a semente que, depois de lançada ao solo já adubado e preparado, germina e produz as sementes necessárias para a colheita depois de aproximadamente cento e vinte dias. Depois da colheita, o trigo é transformado em farinha que, misturada com outros ingredientes, formará o pão com que nos alimentamos.
Da mesma forma, a vida humana passa por processos semelhantes. As pessoas aprendem, crescem, amadurecem e produzem frutos de acordo com o que aprenderam e vivenciaram em seu dia a dia.
Durante quarenta anos, Deus não deixou de enviar o “pão do céu” para os israelitas que estavam no deserto em direção à Terra Prometida. Mas Jesus nos alerta para o fato de que “o ser humano não vive só de pão” (Mt 4.4). No Evangelho de João, capítulo 6, versículo 51, Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne”. Sem o alimento diário, o ser humano morre de fome. Sem alegria e paz no coração, a pessoa morre de tristeza e depressão.
Jesus, o “pão vivo que desceu do céu”, sofreu e morreu na cruz para nos trazer paz e perdão. E ele deseja que nós também produzamos frutos. Frutos de amor e de graça em nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor, levando o consolo e a alegria que ele, Jesus, nos dá todos os dias.
Por isso, alimente-se de Jesus. Ouça os seus ensinamentos e guie a sua vida no caminho que só ele oferece para você. Assim você ficará satisfeito do amor e da paz de Jesus em sua vida, vivendo no perdão diariamente e na esperança de uma vida eterna e feliz com Jesus.
Oremos: Amado Deus, obrigado pelo alimento diário e pela vida abundante. Fortalece a minha fé em Jesus, o pão da vida. Amém.