Para: terça-feira, 16 de agosto de 2022
Texto: Isaías 51.7-16
“Eu dei a vocês os meus ensinamentos e com a minha mão eu os protejo. Eu, que estendi o céu e firmei a terra, digo aos moradores de Jerusalém: ‘Vocês são o meu povo’.” (Is 51.16)
A Palavra de Deus fala por si só. O profeta Isaías escreveu a mensagem de Deus: “Eu dei a vocês os meus ensinamentos e com a minha mão eu os protejo. Eu, que estendi o céu e firmei a terra, digo aos moradores de Jerusalém: ‘Vocês são o meu povo’” (Is 51.16). Que grande consolo é ouvir essas palavras! Nenhuma condição de nascimento é aqui colocada. Deus também não está exigindo qualquer pagamento para chamar-nos assim. Não há nenhuma letra miúda que possa excluir alguém dessa possibilidade de ouvir: “Vocês são o meu povo”.
Ser parte do povo de Deus é uma realidade criada pela própria Palavra de Deus. Onde a Palavra é pregada, Deus está agindo. Essas nunca são palavras vazias, mas representam a própria ação de Deus. Quando a Palavra de Deus anuncia perdão dos pecados, eles são de fato perdoados. Quando a Palavra promete a vida eterna, a vida eterna é de fato entregue. Quando Deus declara que somos seu povo, somos de fato o povo de Deus.
Como povo de Deus, recebemos os ensinamentos dele. Isso não acontece para ficarmos orgulhosos, mas para sempre nos lembrarmos de nossa origem em Deus.
Como seu povo, recebemos o constante cuidado de Deus. Nunca poderíamos permanecer como seu povo sem esse cuidado. Deus protege e guia os seus para que não somente ouçam a sua Palavra, mas também vivam como povo de Deus. A Palavra de Deus também nos revela que, por causa do seu amor por nós, Deus enviou seu filho Jesus ao mundo para morrer em nosso lugar. A partir desse sacrifício temos o perdão de pecados e a vida eterna garantida ao lado dele. Pela fé nele somos o seu povo e continuaremos sendo o seu povo também na eternidade.
Oremos: Ó santo e eterno Deus, nós te louvamos porque somos parte do teu povo. Clamamos para que a tua Palavra esteja sempre entre nós e que sempre cuides de nós. Por Jesus Cristo. Amém.